Blog
Contas pessoais x contas da empresa: como separá-las?
Faça um raio-X da situação atual
Comece analisando os seus últimos meses de operação. O quanto você vendeu e quanto efetivamente ficou na empresa? Para onde foi todo o dinheiro que não está mais no seu caixa.
Defina as suas retiradas
A partir do momento em que você define que retirará apenas R$2.000,00 por mês para você, fica mais fácil controlar tanto os seus gastos empresariais quanto os pessoais. Você notará uma melhor saúde financeira na empresa e na sua vida pessoal como um todo.
Tenha contas bancárias separadas
Com contas separadas, você conseguirá controlar facilmente o fluxo financeiro. O que entrar na conta empresarial, fica na empresa. O que você gastar com você mesmo, sai da conta pessoal.
Destaque as suas despesas domésticas
Algumas despesas domésticas estão incorporadas nas rotinas empresariais e você nem nota. Tente identificar todas elas para pagar com aquele valor com o seu pró-labore, e não com o dinheiro da empresa.
Trabalhe com reservas
Estabelecer reservas é uma prática que aumenta bastante a sua segurança financeira – tanto empresarial quanto pessoal. Nunca gaste tudo o que recebe para poder cobrir imprevistos, como um mês de baixas vendas ou despesas não esperadas.