Blog



Guias do IPTU começam a ser enviadas a partir do dia 02 de julho

As guias de arrecadação municipal do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) serão enviadas para as residências entre 2 e 6 de julho. A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento, Gestão, Orçamento e Obras Públicas, informa que o vencimento da primeira parcela - ou do pagamento em cota única - será em 20 de julho. O desconto de 15% será oferecido aos que pagarem o valor integral à vista, até a data do vencimento. Já o desconto de 10% será oferecido aos que parcelarem o imposto em duas vezes e mantiverem os pagamentos em dia. Os valores também podem ser parcelados em até cinco vezes, sem desconto, desde que o valor mínimo seja de R$ 50. 

Em Betim, o IPTU começou a ser cobrado em 2017, conforme aprovação da lei n°6152, de 30 de dezembro de 2016. Antes, a lei determinava que o imposto fosse cobrado apenas para fins empresariais e de residências com padrão luxo. Desde então, o tributo é cobrado em todos os tipos de residências. 

Para o secretário de Finanças, Planejamento, Gestão, Orçamento e Obras Públicas, Gilmar Mascarenhas, o município necessita permanentemente de recursos financeiros para continuar executando as obras e serviços públicos para a população. "É importante que os contribuintes entendam que os valores arrecadados com o imposto serão revertidos em benefício da própria população. Eles serão aplicados nas áreas de saúde, educação, segurança e em obras públicas", explica. 

Emissão das guias

O contribuinte poderá emitir a guia on-line, por meio do portal do contribuinte, no site oficial da Prefeitura de Betim. Ou ainda, pessoalmente, no atendimento tributário do Centro Administrativo João Paulo II. A previsão é que os boletos cheguem às casas até 6 de Julho. Quem não receber, provavelmente não está com o endereço atualizado e deve procurar justamente o atendimento tributário para fazer a atualização cadastral. 

Cobrança 

As guias poderão ser pagas nas agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, nas casas lotéricas e agências dos correios (Banco Postal). O não pagamento das parcelas nos prazos estabelecidos acarretará o acréscimo de juros, multa e correção monetária. 

Caso não ocorra o pagamento espontâneo do débito tributário referente ao IPTU, o município poderá reclamar a cobrança no Poder Judiciário, por meio de ação de execução fiscal, com a possibilidade até de penhora e leilão de bens. 

Isenções e descontos 

Quem possui apenas um imóvel, com menos de 65 m² de área construída, ficará isento do pagamento do IPTU. Também serão isentos de pagamento aqueles que comprovarem estar desempregados, mediante o requerimento na prefeitura. Um desconto de 30% é oferecido aos proprietários que possuírem os lotes limpos, cercados e sem nenhum foco de doença, também mediante requerimento obtido na prefeitura. 

O desconto na cobrança do IPTU é oferecido para quem economizar energia elétrica e água. O "IPTU Ecológico", coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), incentiva práticas ecologicamente sustentáveis nas residências betinenses. Com isso, os proprietários de imóveis residenciais, comerciais e industriais poderão requisitar os descontos que variam de 15% a 50% no valor do IPTU. 

Atualização Cadastral 

Todo proprietário que estiver em situação irregular deve fazer a atualização cadastral de seu imóvel. O interessado deverá comparecer à Seção de Cadastro, na Superintendência de Receitas, com comprovante de endereço, CPF e escritura ou registro do imóvel. 

Podem estar em situação irregular: proprietários que não receberam a guia do IPTU no ano passado ou neste ano; que não conseguiram acessá-la pela internet; quem ainda não possui a escritura do imóvel - ou fez a escritura há alguns anos e ainda não trouxe o registro para atualizar; quem recebe a guia do IPTU sem o CPF, dentre outros casos. Para esclarecer as dúvidas, basta comparecer ao posto de atendimento tributário, na Seção de Cadastro da Superintendência de Receitas da Prefeitura de Betim.

Superintendência de Receitas 

Onde: Centro Administrativo João Paulo II - 1º andar. 

Endereço: Rua Pará de Minas, 640, Brasileia. 

Quando: de segunda a sexta-feira. 

Horário: das 10h às 17h. 

Informações: 3512-3283 / 3512-3090 / 3512-3069 / 3512-3250.

As guias de IPTU podem ser obtidas através da inserção do número de inscrição do imóvel no portal da prefeitura municipal de Betim através do link. Clique aqui para ser redirecionado.

Endereço
  • Rua Rio Negro, 335, Brasiléia, Betim - MG - CEP: 32560-370

  • (31) 3531-1331

LOCALIZAÇÃO